quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Conhecimento e inclusão social - UFMG

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Faculdade de Educação da UFMG
Conhecimento e Inclusão Social

Aos /Às colegas do FORPRED e da Coordenação da Área de Educação na CAPES,

Reunid@s em Assembleia do dia 23 de setembro, o corpo docente do PPGE-UFMG fez uma longa e produtiva discussão sobre as propostas da Comissão de Área para a avaliação quadrienal e, como resultado, foi possível externar a grande preocupação com alguns dos aspectos da proposta que podem ter um efeito nefasto para o conjunto da Área.
Sabemos, pois acompanhamos os esforços da Comissão de Área, que os embates com a CAPES são grandes e delicados. No entanto, todo o esforço de nossos representantes deveria ser mobilizado para assegurar que as políticas atuais da CAPES, que visam claramente prejudicar os programas das Humanidades, tivessem o menor impacto possível em nossa Área.
Por isso, preocupa-nos que, nesse momento em que deveríamos mobilizar nossas energias para lutar contra o DESMONTE do Sistema Nacional de PG e de Pesquisa, tenhamos, mais uma vez, que deslocar nossos esforços para fazer frente à tentativa da Comissão de Área em implementar mudanças bruscas nos rumos da Pós-Graduação em Educação. Por mais legítima que seja a Comissão de Área, apenas três pessoas não podem querer substituir, na direção a ser tomada pela Área, o escrutínio e a experiência de milhares de colegas que se dedicam diuturnamente à pesquisa e à formação de novos profissionais e pesquisadores em Educação.
Também não é justo que, mais uma vez, os critérios e quesitos da avaliação sejam mudados transcorridos praticamente três anos do quadriênio. Essa INSTABILIDADE DOS CRITÉRIOS, além de ser negativa do ponto de vista da afirmação da área no conjunto da comunidade científica nacional, é profundamente deletéria para o processo de avaliação, uma vez que o trabalho já transcorreu e não é possível refazê-lo, ainda que seja possível refazer os relatórios dos anos anteriores. Nesse sentido, veementemente defendemos que as mudanças nos parâmetros de avaliação desse quadriênio seja a menor possível e que as normas que valerão para o próximo quadriênio sejam definidas ainda em 2020.
Propomos, assim, que sejam revistos aspectos fundamentais da proposta de avaliação apresentada pela Comissão de Área, notadamente no que diz respeito à avaliação das notas dos indicadores de cada PPG em comparação aos quartis de toda a área; à redução do tempo de titulação do mestrado; à desvalorização dos livros autorais e dos capítulos; à redução para apenas quatro o número de publicações de cada docente a ser considerado e a imposição da sua natureza (se livro, capitulo ou artigo).
Bem sabemos, sobretudo nós do campo da Educação, que uma AVALIAÇÃO JUSTA é aquela que segue parâmetros previamente acordados entre quem avalia e quem é avaliado. Nesse sentido, pelas razões acima expostas, consideramos que é INJUSTA a avaliação ora proposta, pois parte significativa de seus parâmetros somente agora, decorridos ¾ do quadriênio, estão sendo explicitadas.

Programa de Pós-Graduação em Educação
Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG)

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